segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes é lembrado em ação educativa

Conscientizar as pessoas de que o diabetes não discrimina e pode ocorrer em jovens ou idosos, ricos ou pobres, homens ou mulheres. Foi com esse objetivo que a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) realizou na tarde de ontem (13), na Ponte Estaiada, uma ação educativa alertando sobre a relevância da detecção precoce da doença, sintomas e tratamento. A atividade faz parte das comemorações pelo Dia Mundial do Diabetes, lembrado em diversas partes do mundo na data de hoje (14).
A atividade contou com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, Sociedade Brasileira do Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Durante toda a tarde foram realizadas glicemias capilares, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, atividades corporais e cadastro de associados da ADIP, que foi lançada oficialmente para a sociedade. Na oportunidade, a ADIP também lançou o seu informativo “Sem Açúcar e com Afeto”, que contém informações sobre o surgimento da Associação, como se associar, os direitos dos diabéticos, entre outros temas.
Para Geane Melo, presidente da ADIP, o evento foi o primeiro de uma série de atividades que a Associação irá promover para se aproximar cada vez mais da sociedade. “Essa ação na Estaiada foi bastante positiva por ser bem acessível à comunidade. Tivemos a oportunidade de ouvir as necessidades da população, sugestões e também saber quais os problemas enfrentados pelos diabéticos no seu dia a dia. Ficamos felizes também por ser a primeira ação da ADIP, uma entidade que começou no coração e nos sonhos de muitos, para agora entrar para a história e fazer história, disseminando a boa informação, a inclusão, o respeito e a conscientização, especialmente sobre os direitos dos diabéticos”, afirmou.
O garoto Gustavo Santiago, de 10 anos de idade e diabético desde um ano e de 10 meses de vida, foi à Ponte Estaiada com a mãe, Márcia Santiago, conferir a atividade. Segundo a mãe do garoto, é bastante confortador saber que agora dispõe de uma entidade que irá lutar pelos direitos dos diabéticos. “É muito bom saber que terei com quem compartilhar experiências e também para lutar por um melhor tratamento para o meu filho. A ADIP chegou em uma boa hora e vai somar forças nessa batalha que os diabéticos travam todos os dias para ter uma vida tranqüila”, destacou Márcia.
A ADIP participa também no dia 16, na Assembleia Legislativa do Piauí, de sessão solene, proposta pelo deputado Luciano Nunes, que será realizada com intuito de lembrar a passagem do Dia Mundial do Diabetes. No dia 25, a Associação estará presente em evento promovido pela Secretaria de Estado do Piauí (SESAPI), no Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas, onde serão ofertados serviços como: capoterapia, avaliação e orientação alimentar, exame do pé, exame da unha, glicemia capilar, avaliação antropométrica, verificação da pressão arterial e cadastro de associados da ADIP.



Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site



Ganhe Dinheiro com seu Site no Sistema de Afiliados
-
Cursos 24 Horas


Nenhum comentário:

Postar um comentário